Blog

sobre a Sustentabilidade

Você sabe o significado de sustentabilidade? Sabe diferença entre sustentável e sustentabilidade? Se você não soube responder essas perguntas, não se preocupe, vamos te responder!

O que é sustentável?

Pois bem, a palavra “sustentável” vem do latim e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. Ela está relacionado ao uso dos recursos naturais oferecidos pela natureza de maneira consciente, ou seja, sem comprometer sua disponibilidade para as gerações futuras.


O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade são atividades e ações que visam suprir as necessidades dos seres humanos por meio do desenvolvimento material e econômico, sem causar danos ao meio ambiente.

Desse modo existem 3 tipos de Sustentabilidade? São eles: social, econômico e ambiental.

sobre a sustentabilidade

A primeira, Social, fala das pessoas e suas condições de vida. Em geral, sugere a igualdade dos indivíduos baseados no bem-estar da população.

Logo após, a sustentabilidade econômica tem como base a gestão sustentável e a busca da distribuição de renda.

Por fim, a sustentabilidade que é mais conhecida e comentada é a ambiental, que fala sobre a conservação e a manutenção do meio ambiente.

Agora, você sabe como ser sustentável? Se você pensa que ser sustentável é separar os lixos recicláveis, está errado, afinal o buraco é mais fundo.

No seu dia a dia, algumas ações, por menores que sejam, podem contribuir com o meio ambiente, veja alguns exemplos:

Como contribuir com o meio ambiente?

1° – Tenha cuidado com as sacolinhas:

 

Na hora das compras não esqueça de levar suas ecobags.

Estas são feitas de materiais que são considerados sustentáveis. As vantagens de usá-las são várias, pois, além de serem reutilizáveis elas suportam mais peso que as sacolas plásticas.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente os brasileiros consomem 1,5 milhão de sacos plásticos a cada hora, assustador não é mesmo? Além disso, essas sacolas acabam sendo descartadas de maneira incorreta, tendo como destino final as matas e oceanos! Depois desses dados, não tem como não usar as ecobags não é mesmo?

2° – Use a água da chuva:

 

Quem não gosta de ficar ouvindo o barulho da chuva, debaixo do cobertor? Então que tal utilizar essa água para fazer as atividades cotidianas?

Armazene a água e a utilize na hora de lavar roupa, o quintal e o carro! Assim você economiza água, ajuda o ambiente e ainda economiza um dinheirinho. Todo mundo sai ganhando!

3° – Não desperdice alimentos:

Se na hora de preparar a sua comida você acaba jogando fora partes de legumes, saiba que você pode utilizar esses em outras preparações!

Dúvidas? Aí vai uma dica: o talo da cenoura que acaba indo para o lixo, dá um ótimo suco ou refogado, até porque ele tem ótimas proteínas, ferro, cálcio e fibras!

Imagina todos esses benefícios indo para o lixo?

4° – Tenha uma horta sustentável:

 

Em vez de comprar os legumes e hortaliças no mercado, que tal você montar a sua própria horta?

Se você não tem a disponibilidade de um espaço grande, não tem problema, você pode montar uma horta pequena, só para temperos!

Assim você vai ter produtos frescos que vão deixar suas receitas bem mais saborosas! Além disso, você pode usar um material orgânico da sua casa para fazer a compostagem, já é lixo a menos nas ruas e no ambiente!

Então, você se considera um indivíduo com atitudes sustentáveis? Quantas dessas iniciativas você realiza?

Quantas outras iniciativas diferentes que nós nem pensamos em mencionar você se disponibiliza a fazer? Conte pra gente!