Blog

embalagem-vácuo

Depois de um dia corrido e cansativo, a última coisa que muitos querem pensar é em preparar a refeição. Pois, nesses dias quem nunca pediu uma pizza, um lanche ou alguma comida que não fazia parte da dieta? É por isso, que alimentos prontos para o consumo e saudáveis tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre os consumidores devido a sua praticidade, alto valor nutritivo, características sensoriais únicas e benefícios à saúde.

O aumento na demanda de comidas preparadas, requer o desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar a vida-útil desses produtos de forma segura, mantendo a qualidade dos mesmos.

Quais são os métodos mais eficazes de conservação de alimentos?

alimentos em embalagens a vácuo prontos para serem cozinhados

Os métodos mais eficazes de conservação de alimentos são as baixas temperaturas com atmosferas modificadas.

Um exemplo de atmosfera modificada e eficaz para conservação de alimentos prontos para o consumo é o vácuo, que ajuda a estender a validade do produto e a manter as características próprias dos alimentos.

O conceito básico da conservação de alimentos pela técnica de atmosfera modificada é a substituição do ar presente na embalagem por uma mistura específica de gases.

Ou ainda, a retirada de todos os gases, como é o caso da conservação de alimentos a vácuo.

Essa técnica aumenta a durabilidade dos produtos, pois, reduz a perda de água para atmosfera, inibe o escurecimento de alimentos por reação com o oxigênio.

Assim, diminui a velocidade do processo de amaciamento dos alimentos crocantes e retarda o crescimento microbiano.

Durante o processo, o alimento é armazenado em uma embalagem feita de material maleável e impermeável. Então, o ar é removido e o pacote é selado com o auxílio de uma seladora a vácuo.

A técnica a vácuo é comumente utilizada para carnes curadas, queijos duros e café em pó, preservando as características destes alimentos.

Quais os tipos de embalagens podem ser utilizados?

Existem três tipos de matérias aceitáveis para embalar os produtos, são elas: embalagens plásticas maleáveis, bandejas rígidas ou semi-rígidas e seladas com filme plástico por cima, ou ainda, bandejas seladas em embalagens plásticas.

Assim, uma indústria de alimentos prontos, a embalagem a vácuo é eficaz para a linha de produção, armazenamento, distribuição e logística.

Benefícios da embalagem a vácuo

Além, de conservar o paladar, as cores e consistências originais dos alimentos, a embalagem a vácuo permite um processo de alta qualidade, com preço mais acessível aos consumidores.

Pois, ela exclui a utilização de conservantes, além de evitar perdas. Dessa forma possibilita produção em maior quantidade, gerando economias relevantes.

Por fim, embalar a vácuo é a melhor maneira de deixar a produção em larga escala, mais sustentável, rentável e econômica.

Além de agregar valor ao produto final, o consumidor não só é surpreendido por todos os benefícios desta técnica, como também recebe um produto saudável, saboroso, seguro e de fácil transporte. Portanto, com mais qualidade.