Você conhece a embalagem a vácuo?

Depois de um dia corrido e cansativo, a última coisa que muitos querem pensar é em preparar a refeição. Pois, nesses dias quem nunca pediu uma pizza, um lanche ou alguma comida que não fazia parte da dieta? É por isso, que alimentos prontos para o consumo e saudáveis tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre os consumidores devido a sua praticidade, alto valor nutritivo, características sensoriais únicas e benefícios à saúde.
O aumento na demanda de comidas preparadas, requer o desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar a vida-útil desses produtos de forma segura, mantendo a qualidade dos mesmos.
Quais são os métodos mais eficazes de conservação de alimentos?

Os métodos mais eficazes de conservação de alimentos são as baixas temperaturas com atmosferas modificadas.
Um exemplo de atmosfera modificada e eficaz para conservação de alimentos prontos para o consumo é o vácuo, que ajuda a estender a validade do produto e a manter as características próprias dos alimentos.
O conceito básico da conservação de alimentos pela técnica de atmosfera modificada é a substituição do ar presente na embalagem por uma mistura específica de gases.
Ou ainda, a retirada de todos os gases, como é o caso da conservação de alimentos a vácuo.
Essa técnica aumenta a durabilidade dos produtos, pois, reduz a perda de água para atmosfera, inibe o escurecimento de alimentos por reação com o oxigênio.
Assim, diminui a velocidade do processo de amaciamento dos alimentos crocantes e retarda o crescimento microbiano.
Durante o processo, o alimento é armazenado em uma embalagem feita de material maleável e impermeável. Então, o ar é removido e o pacote é selado com o auxílio de uma seladora a vácuo.
A técnica a vácuo é comumente utilizada para carnes curadas, queijos duros e café em pó, preservando as características destes alimentos.
Quais os tipos de embalagens podem ser utilizados?
Existem três tipos de matérias aceitáveis para embalar os produtos, são elas: embalagens plásticas maleáveis, bandejas rígidas ou semi-rígidas e seladas com filme plástico por cima, ou ainda, bandejas seladas em embalagens plásticas.
Assim, uma indústria de alimentos prontos, a embalagem a vácuo é eficaz para a linha de produção, armazenamento, distribuição e logística.
Benefícios da embalagem a vácuo
Além, de conservar o paladar, as cores e consistências originais dos alimentos, a embalagem a vácuo permite um processo de alta qualidade, com preço mais acessível aos consumidores.
Pois, ela exclui a utilização de conservantes, além de evitar perdas. Dessa forma possibilita produção em maior quantidade, gerando economias relevantes.
Por fim, embalar a vácuo é a melhor maneira de deixar a produção em larga escala, mais sustentável, rentável e econômica.
Além de agregar valor ao produto final, o consumidor não só é surpreendido por todos os benefícios desta técnica, como também recebe um produto saudável, saboroso, seguro e de fácil transporte. Portanto, com mais qualidade.