Blog

lixo-orgânico

Queremos te deixar curioso (a) sobre a sustentabilidade. Você sabe qual animal solucionaria o problema com a quantidade de lixo orgânico que produzimos diariamente?

Com húmus de minhoca você pode adubar a sua horta, sendo a melhor opção, pois é rico em flora bacteriana!

Se você acha estranho adubar sua horta com adubo proveniente da ação de minhocas, saiba que elas se alimentam de restos de frutas, legumes, verduras, diversos tipos de grãos, folhas de chá, borra de café e cascas de ovos.

Sendo assim, grande parte do lixo orgânico doméstico pode servir como alimento para esses bichinhos e em retorno as minhocas podem ser úteis na produção de solos descompactados e muito ricos em nutrientes.

Ou seja, perfeitos para função de fertilizante. Além de auxiliar em reduzir a quantidade de lixo orgânico destinado para lixões e aterros sanitários e a decorrente produção de gás metano, contaminação do solo e lençóis freáticos.

E não é qualquer minhoca não, são espécies especiais. A “minhoca californiana vermelha” (Eisenia hortensis) tem em média 10cm de comprimento e se alimenta diariamente de ½ de seu peso corporal e pode ser comprada em lojas especializadas em produtos de jardinagem.

Sustentabilidade

1° Fato desconhecido:

O fertilizante proveniente de ação de minhocas se chama húmus de minhoca e é um excelente adubo orgânico rico em flora bacteriana benéfica para agricultura.

2° Fato desconhecido:

Você pode montar uma composteira de minhocas na sua própria casa!

3° Fato desconhecido:

 Esses bichinhos comem lixo orgânico!

Use Adubo:

Com o adubo proveniente do trabalho das minhocas você pode criar a sua horta, pensando sempre na iluminação e vazão de água, pois solos secos ou molhados de mais prejudicam a qualidade das plantas.

Se você mora em apartamento ou não tem muito espaço, uma ótima solução é montar a horta em garrafas pets suspensas. Assim você acaba reutilizando as garrafas pets e economiza espaço!

Bom, o próximo passo é a escolha das plantas para sua horta, pense no que será mais útil para você!

As opções variam de temperos, chás, hortaliças e plantas frutíferas. Algumas ideias para criar em vasos são a hortelã, o alecrim e o tomate cereja que se comportam bem em varandas e janelas.

Faça sua composteira com minhocas, com o húmus adube sua horta e faça uma refeição deliciosa, saudável e sustentável!