Blog

superfood

Quem quer entrar na vida saudável, sempre fica confuso com o bombardeio de opções disponíveis nos mercados e de informações divulgadas pelas indústrias. Assim, fica difícil saber o que realmente funciona e o que é cilada. Com as superfoods não foi diferente. Mas até que ponto podemos confiar nas informações que eles passam?



Para aqueles que não sabem, as superfoods são os super alimentos que em pequenas porções tem inúmeros benefícios, possuem funções nutricionais ou medicinais, possuem muitos nutrientes e melhor ainda, poucas calorias! Você sabe quais são os alimentos considerados superfoods? São eles:

Microalgas spirulina e clorella

Elas são ricas em ferro, proteína, aminoácidos essenciais, vitaminas, selênio, cálcio e outros! A clorella é rica em clorofila que ajuda a proteger o nosso organismo de raios ultravioleta. Já a spirulina é rica em ácidos graxos essenciais, ou seja, gorduras boas. Além disso, pesquisas mostram que ela é muito eficiente para eliminar metais pesados como mercúrio e chumbo do nosso organismo. Tanto a spirulina quanto a clorella em pó podem ser utilizadas na hora que você for fazer o seu suco ou smoothie, até mesmo em pães.



Mirtilo

O mirtilo é o segundo super alimentos que vamos comentar. Ele é muito famoso nos estados unidos, e não é à-toa. Afinal ele tem propriedades antioxidantes, protege o coração e ajuda a diminuir as dores nas articulações e músculos. Você pode consumir ele em forma de sucos, geleias, no iogurte ou em panquecas! Como dissemos antes, por ele ser importado, pode ser difícil de ser achado, mas pode ser substituido por amoras, que também são antioxidantes e podem ser consumidas na mesma forma que o mirtilo.

Cúrcuma

Outro superfood que vamos falar é da cúrcuma, muitos acham que ela serve apenas para dar cor aos alimentos, mas o que não sabem é que ela tem propriedades anti-inflamatórias, anti-oxidantes, protege o nosso cérebro e previne o câncer. Voce pode utilizar como temperos nos seus alimentos, ou fazer o Golden milk (leite, cúrcuma, canela e gengibre) .

Goji berry

Voce já deve ter ouvido falar do goji berry. Ele ficou bem famoso de uns tempos para cá, e não é à-toa. Além de ser um superfood, é rico em nutrientes como ferro, zinco e selênio, possui aminoácidos essenciais e vitaminas C. Ajuda no sistema imunológioco, previne câncer, combate o envelhecimento e outros. Você pode comer ele no iogurte, bater no seu suco ou até mesmo fazer um chazinho!



Açaí

Pega o bloquinho que essa ultima dica é top! Odiado por poucos e amado por muitos o açaí é uma das frutas que é a cara do Brasil. Afinal o nosso país é um dos maiores produtores do mundo! A fama dele não é por pouco, ele é rico em vitamina E, ou seja, antioxidante, fibras que vão ajudar o seu intestino, cálcio e gorduras boas! Mas se você acha que agora o açaí está liberado, não se engane. Ele é sim benéfico para nossa saúde, porém deve ser consumido com moderação. E não vale colocar toppings nele hein? É importante escolher um açaí que seja puro, ou seja com mínima adição de outros ingredientes, pois assim os benefícios são melhores!

Tigela com açaí e granola

Agora você sabe alguns exemplos de super alimentos, e pode usa-los a seu favor. Mas não se esqueça que para ter os seus benefícios e ter uma vida saudável, a alimentação e atividades fisicas devem estar em dia também!