Blog

 

Quantas vezes você já ouviu dizer que uma refeição colorida é muito mais nutritiva? De fato, os especialistas em nutrição dizem que, quanto mais coloridos os ingredientes, mais nutritiva é a alimentação diária.

 

O colorido dos legumes, verduras, grãos e carnes é algo típico de uma alimentação saudável, por exemplo. Afinal, uma comida fitness prioriza o balanceamento dos ingredientes, levando em conta suas vitaminas e minerais. Mas será que a questão da refeição colorida é realmente algo que devemos considerar para ter uma vida mais saudável?

 

Neste artigo da Lucco Fit, vamos abordar alguns mitos e verdades sobre as refeições saudáveis e como os alimentos coloridos interferem nisso. Confira!

Alimentação arco-íris da comida fitness

Os nutricionistas recomendam que o prato seja um verdadeiro “arco-íris”, ou seja, tenha alimentos de cores variadas. Assim, é necessário escolher grupos de alimentos com no mínimo 5 cores (laranja, amarelo, vermelho, verde e marrom, por exemplo).

 

Decerto, cada cor indica que um alimento contém determinados micronutrientes (vitaminas, minerais e fitoquímicos), que atuam de forma diferente em nosso organismo. Vamos conhecer alguns alimentos e quais nutrientes eles possuem, de acordo com sua coloração. 

Benefícios dos alimentos de cor vermelha

Os fitoquímicos presentes nas frutas e vegetais vermelhos, incluindo o licopeno e as antocianinas, podem ajudar a proteger contra certos tipos de câncer. Contendo vitaminas do complexo B e vitaminas A e C, os alimentos vermelhos atuam combatendo radicais livres. 

conheça a luccofit

Além disso, ajudam a diminuir o risco de diabetes, apoiam a saúde ocular e melhoram a aparência da pele. Por isso, vale a pena aumentar a ingestão de alimentos vermelhos, como tomates, morango, pimentão vermelho, melancia, caqui e beterraba. 

Alimentos de cor amarela

Alimentos como abacaxi, milho, manga e laranja são fontes de vitamina C e bromelina. A bromelina, aliás, é uma substância perfeita para melhorar a digestão, em especial, das proteínas. 

 

Do mesmo modo, esses produtos interferem positivamente no sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo contra muitas doenças.

 

Alimentos de coloração laranja 

Assim como os alimentos amarelos, os alimentos de tom laranja têm betacaroteno, que é convertido em vitamina A no corpo humano. Essa vitamina essencial ajuda a apoiar a função imunológica, a saúde ocular, as articulações e mantém os ossos fortes. Também diminui o risco de vários tipos de câncer e doenças cardíacas. 

 

Dentre alguns exemplos de bons alimentos de cor laranja que podem ser consumidos diariamente estão a cenoura, a abóbora, damascos e mamão.

Alimentos de cor azul e roxa

As cores profundas dessas frutas e legumes significam que elas contêm flavonóides, antocianinas e proantocianidinas, antioxidantes muito potentes. Assim, alimentos que apresentam essas cores são boas para promover a função cardíaca e cerebral (especificamente memória), aumentar a força celular e reduzir a inflamação em todo o corpo.

 

Sendo assim, consuma mais alimentos como berinjela, uvas, rabanetes, ameixas, amora e repolho roxo. 

Cuide da sua alimentação com marmita fit colorida

Agora que você já conhece o poder nutritivo dos alimentos coloridos, cuide da sua alimentação e da sua saúde com a ajuda da Lucco Fit. Diariamente, fazemos as melhores marmitas congeladas para você pedir! Todas com muito sabor, além dos procedimentos corretos para conservar da melhor forma as vitaminas e minerais para deixar sua refeição colorida ainda mais saudável!

 

Está em São Paulo ou no Rio de Janeiro e quer experimentar? Então faça seu pedido hoje mesmo e receba em casa as melhores marmitas fitness da cidade!alimentação lowcarb congelada