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gorduras boas

Existe a gordura de boa qualidade e a gordura de má qualidade, isso você já deve saber. O que você precisa assimilar é como consumir as gorduras boas diariamente e em quais alimentos podemos encontrá-las, e é nisso que a Lucco Fit vai te ajudar neste artigo. Confira:

As gorduras boas, ao contrário dos outros tipos de gordura, auxiliam no emagrecimento e na manutenção da saúde. Existem três tipos de gorduras: saturada, insaturada e trans. 

O benefício de ingerir diariamente as doses necessárias de gorduras boas é que elas possuem macronutrientes e garantem menor produção de insulina e glicemia.

Além de que, auxiliar na reprogramação do corpo, desbloqueando as travas que dificultam a eliminação de gordura.

Gordura Saturada

Certamente, famosa por ser responsável por aumentar o colesterol ruim (LDL), portanto é prejudicial e pode causar problemas cardiovasculares. A gordura saturada pode ser encontrada, por exemplo, em carnes (brancas e vermelhas), no leite e derivados, azeite de dendê e bacon.

tiras de bacon

Gordura Trans

A gordura trans também é muito prejudicial à saúde. Ela aumenta o colesterol ruim (LDL) e ainda diminui o colesterol bom (HDL). O que pode aumentar ainda mais a probabilidade de problemas do coração e até câncer.

De fato, ela está presente nos produtos industrializados que têm em sua composição gordura vegetal hidrogenada. Alguns exemplos são: bolachas recheadas, lasanha congelada, massa de bolo prontas, margarina, sorvete e pipoca de micro-ondas.

Gordura Insaturada

alimentos com gorduras saturadas

Por fim, a gordura insaturada é a gordura do bem. Ela é nossa amiga e aliada na manutenção da saúde. Ela auxilia na diminuição do colesterol ruim, mas deve ser consumida com um certo controle. Nada de exageros.

A gordura insaturada pode ser encontrada nos peixes, como no atum, sardinha e salmão, e também no azeite de oliva, óleo de canola, de milho e de soja.

Outros alimentos ricos em gorduras boas são os de origem vegetal, como as amêndoas, castanhas, nozes, linhaça, abacate e chia.

Quanto e como consumir gorduras boas?

Diariamente, a ingestão dos alimentos com gorduras boas devem compor 30% das suas refeições diárias. O ômega 3 é uma gordura boa, poli-insaturada, e está presente na maioria dos alimentos que vamos citar.

Para isso, segue abaixo alguns alimentos para você ingerir diariamente e garantir sua saúde com a gordura do bem!

Abacate

O bom do abacate é que ele é versátil; dá pra fazer uma vitamina, um patê, uma maionese, uma guacamole, uma salada. Ou seja, você pode aproveitar a gordura boa dessa fruta de diversas maneiras. Meia fruta diariamente é o ideal.

Castanhas

As castanhas são ótimas como fonte de gorduras boas, muito ricas em ômega 3, porém é necessário controlar a dose diária para não exceder na caloria. Exemplos: castanha do pará, castanha de caju, pistache, amêndoas e nozes.

No chá da tarde, três castanhas são o suficiente, ou triture um punhadinho de mix de castanhas e coloque em sua salada de frutas. Já fechou para sua injeção diária de saúde.

Peixes

Também, famosinhos por conter ômega 3, são ótimos para cuidar do coração, aliviar o estresse e melhorar a concentração. Comer duas vezes na semana, já é o suficiente, preferencialmente assados.

Sementes

As sementes podem ser acompanhamentos de frutas e legumes, como a linhaça e chia e são potencialmente saudáveis. Além das gorduras boas, possuem fibras, vitaminas e minerais. Outros exemplos de sementes com gordura boa: semente de abóbora e semente de girassol.

Azeite

O velho e bom azeite deve ser o protagonista na hora de cozinhar. Porém, com uma dosagem controlada, já que ele possui um valor calórico alto. A sua gordura auxilia no bom funcionamento do organismo, uma colher de sopa por dia é suficiente. Tarefa desafiadora, né?!

Portanto, agora que você já sabe como consumir gorduras boas, aos poucos coloque esses alimentos em sua rotina de forma intercalada e diminua os alimentos com gordura saturada e trans. E aí meu amigo, sinta os benefícios por conta própria!

Então, conheça nossos produtos de alimentação prática e também saudável, acesse o nosso portal Lucco Fit!