Blog

o-que-beber-socialmente-para-engordar-menos

É comum a gente sair com os amigos para beber socialmente. Se chegou sexta-feira então, é dia nacional da cervejinha ou até mesmo de um jantar com um bom vinho. Mas sempre bate aquela dúvida: o que beber socialmente para engordar menos?


Mesmo que você só beba com os amigos uma ou duas vezes na semana, é bom que você saiba que ainda assim está ganhando consideráveis calorias. Nem imagino se a sua cota semanal de bebidas for maior que duas vezes na semana, aí é um papo para outra hora.

Bom, continuemos com o “beber socialmente”. Sabe aquelas suas saídas semanais para tomar aquele choppinho, aquelas tacinhas de vinho, algumas cervejas long neck ou alguns copos de caipirinha? Acredite, se contém álcool, engorda.

Para você ter uma ideia, uma grama de carboidrato possui quatro calorias, já uma grama de álcool possui mais de sete calorias, de acordo com a nutricionista Adriana Kachani. Sem contar com os outros componentes da bebida, como por exemplo uma caipirinha que contém frutas e açúcar. Ela chega a ter, com facilidade, 300 calorias.


Por que o álcool engorda?

O álcool libera uma substância chamada cortisol, essa substância tem o poder de estimular as células a armazenar as temidas gorduras no abdômen, que além de ser incômodas fisicamente, são o maior perigo para doenças do coração.

Quanto mais álcool a bebida tiver, mais ela vai engordar. Aquela mistura comum de Vodka com energético, por exemplo, irão te agraciar com nada menos que 470 calorias.

Um estudo feito por pesquisadores canadenses calculou, que em um ano, uma pessoa que costuma beber socialmente pode acumular mais de 114 mil calorias extras. A estimativa desse cálculo são 57 dias a mais da quantidade diária de consumo recomendado para uma mulher e 46 dias a mais para o homem.

Essa quantidade de calorias equivale a 15kg de gordura, porém o estudo foi realizado em jovens que bebiam apenas uma vez por mês. Agora, imagine para quem bebe com mais frequência? Fora os petiscos que sempre acompanham as bebidas.

Ou seja, além da sua alimentação do dia-a-dia, você ingere um mundaréu de calorias por meio da bebida toda semana, e não entende porque não consegue emagrecer. Agora que você já se convenceu que beber engorda, deve estar pilhado pra saber o que beber socialmente para engordar menos. Então vamos lá.



Quantidade de calorias de cada bebida

Para saber o que beber para engordar menos, é necessário saber quantas calorias cada dose ou copo de determinada bebida possui. Vejamos:

  • Uma lata de cerveja: 150 calorias (350ml)
  • Um copo de chopp: 180 calorias (300ml)
  • Um copo de Vodka com energético: 470 calorias (200ml)
  • Um copo de caipirinha de pinga ou saquê (com açúcar): 300 calorias (200ml)
  • Uma dose de Uísque: 125 calorias (50ml)
  • Uma dose de Vodka: 120 calorias (50ml)
  • Uma dose de Tequila: 110 calorias (50ml)
  • Uma taça de Vinho Tinto: 120 calorias (140ml)
  • Uma taça de Vinho Branco ou Espumante: 100 calorias (100ml)
  • Gin: 60 calorias (30ml)
  • Rum: 110 calorias (50ml)

Analisando os dados acima, podemos perceber que as bebidas que possuem menos calorias são: o Gin, o vinho branco ou o Espumante, Tequila e Rum.

Automaticamente por conter mais teor alcoólico, são bebidas que saciam mais, ao contrário da cerveja que se toma mais de 6 latinhas facilmente. Porém, fique atento aos acompanhamentos dessas bebidas.

Bebidas destiladas

O Gin, por exemplo, é uma bebida destilada criada na Inglaterra, ela tem fama de acelerar o metabolismo por ter em sua composição o zimbro, um antioxidante que auxilia o sistema digestivo. Porém, o que aumenta a caloria dessa bebida são os acompanhamentos, assim como o Rum e a Tequila.

Geralmente essas bebidas são preparadas com açúcar, água tônica e limão, suco ou energético e todos eles possuem açúcar na composição; o grande vilão para quem quer emagrecer e se manter saudável. A dica é fazer a mistura com sucos sem teor de açúcar, refrigerantes com baixa caloria ou apenas rodelas de limão fresco. E claro, beber com moderação.

Vinho branco e espumante

Uma taça de vinho branco acompanhada de um jantar pouco calórico à base de saladas são uma combinação perfeita para engordar menos. Tomando até 2 taças de vinho, você vai ingerir 200 calorias, o que dependendo da sua alimentação diária, pode ser a gota que faltava para transbordar.

A mesma coisa pode ser aplicada com o espumante. Ou seja, uma taça de vinho é o suficiente e ajuda a engordar menos.

Já para os amantes da boa e velha cervejinha, você deve estar se perguntando qual cerveja engorda menos né? Existem várias cervejas com menos calorias, porém, vale ressaltar que elas são menos saborosas que as tradicionais.

Se você quer beber socialmente para engordar menos e não abre mão do sabor, vai ter que aprender a controlar a quantidade que ingere, parando na primeira latinha ou long neck. Ou tentar se acostumar com o sabor das cervejas menos calóricas.

Algumas dicas de cervejas com menor caloria:

  • Bud Light – 110 calorias e 6,6 gramas de carboidrato
  • Corona Light – 109 calorias e 5 gramas de carboidrato
  • Skol Ultra – 99 calorias e 4,3 gramas de carboidrato
  • Bud Select 55 – 55 calorias e 1,9 gramas de carboidrato
  • Miller Lite – 96 calorias e 3,2 gramas de carboidrato

Existe a opção também de comprar cervejas artesanais em lojas de produtos naturais, que não possuem glúten. São mais caras (cerca de R$18 cada), mas podem ser saborosas e contribuem com sua dieta e saúde.

Outra dica extra é nunca misturar mais de uma bebida alcoólica, pois o teor do álcool vai dobrar e além de aumentar o nível calórico, vai aumentar também a desidratação e dessa forma a ressaca é certa. Lembre-se sempre de tomar água intercalando entre uma bebida e outra, para minimizar o efeito do álcool.

Crie o hábito de olhar o rótulo da cerveja. Se tiver carboidrato, cereais não maltados, algum aditivo ou conservante, ela terá mais teor calórico. Enfim, misture hábito com algumas doses de equilíbrio que vai dar tudo certo. Tudo em excesso prejudica. Continue seguindo as dicas das propagandas de bebidas alcoólicas: beba com moderação!!

Enfim, se você gostou desse artigo compartilhe com os amigos e não deixe de expandir seus conhecimentos em nossos outros artigos do blog Lucco Fit. No site, você também poderá conhecer os nossos produtos saudáveis que são entregues em toda a cidade de São Paulo. Até a próxima!