Blog

não-desperdício

O desperdício ainda é um problema muito presente no país. Por isso resolvemos tomar algumas providências para diminuí-lo e contribuir tanto com o meio ambiente quanto com a saúde da população. Afinal, as partes dos alimentos que normalmente são descartadas possuem muitas fibras, vitaminas e sais minerais.

Aqui entendemos a importância de minimizar ao máximo o desperdício de alimentos, pois, temos consciência do impacto que esse desperdício tem e o valor nutricional agregado pela utilização de partes não convencionais de alimentos nas nossas refeições.


Podemos citar alguns exemplos de ações tomadas em nossa cozinha contra o desperdício de alimentos:

Ações tomadas em nossa cozinha

  • Utilizando os talos de alho-poró em sua totalidade, incluindo suas folhas, nós atribuímos sabor a nossas produções, vitamina C e fibras que normalmente seriam destinadas ao lixo.
  • Outro exemplo é a couve manteiga, que é processada por inteiro, incluindo suas partes mais fibrosas e talos para atribuir textura, sabor e fibras extras para as preparações, sem prejudicar as receitas é claro!
  • As cenouras utilizadas para o mix de legumes são cortadas em rodelas, e os excedentes dessa preparação são utilizadas para a produção de purês e sopas.
  • Nossas batatas doces são assadas no forno com as cascas, assim aumentamos o teor de fibras da refeição.
  • Assim como o alho-poró, o salsão é normalmente valorizado apenas pelos seus talos. Mas na cozinha Lucco Fit, nós o utilizamos por inteiro. Essas folhas além de saborosas são ricas em potássio, vitamina A, fibras e magnésio.
  • No pré-preparo de carnes, frangos e peixes para as marmitas, a nossa equipe de cozinha aproveita as aparas dessas proteínas para confeccionar o almoço para o time da Lucco Fit!

Viu como é fácil e simples reutilizar partes dos alimentos? Você mesmo pode fazer em casa, enquanto deixa suas refeições mais nutritivas e ainda ajuda a reduzir o impacto negativo que o desperdício causa ao Meio
Ambiente!


Canudos, sacolas e embalagens

Em 2017 era estimado que no Brasil fossem gerados cerca de 160 mil toneladas de resíduos sólidos por dia. Desses, 30 a 40% se mostram próprios para o reaproveitamento através do processo de reciclagem. Contudo, apenas 13% realmente chegam a este destino.

Por razões de falta de divulgação ou conhecimento o brasileiro parece não considerar a reciclagem uma prioridade.

Qual o material que pode ser mais bem reaproveitado?

Entre todos os materiais recicláveis, o vidro é o de mais fácil reaproveitamento, sendo 100% reciclável e sofrendo zero perda de material no processo. Assim, reutilizar esse material ajuda o meio ambiente e emite menos resíduos do que os outros métodos de reciclagem.

A Lucco Fit também pode ajudar

Na fábrica da Lucco Fit entendemos as possibilidades de reutilizar essa matéria prima. Dessa forma programamos uma campanha de coleta de potes de vidro utilizados nas embalagens de algumas de nossas sobremesas.

Assim eles podem retornar a nossa fábrica, onde sofrerão processo de esterilização antes de serem reutilizados.

Para o consumidor ainda existe a vantagem de descontos quando a embalagem é levada em nossas lojas.

O plástico é um material atrativo para diversos usos, incluindo embalagens, pois, é resistente, durável, leve e não permeável. Além disso, apresenta excelente processabilidade e baixo custo.

Contudo, estas vantagens também se transformam em obstáculos ao final da utilidade desse produto, especialmente quando nos referimos a sacolas e embalagens. Suas características as tornam persistentes no meio ambiente e seu baixo custo fazem com que sejam grandes as quantidades descartadas.

A reciclagem busca solucionar esse problema no descarte de plástico, mas nem todo plástico é reciclável.

Reciclagem do Plástico

É possível reciclar plásticos em geral, PET, canos e tubos e embalagens de produtos de limpeza. Em contrapartida, tanto plásticos utilizados em eletrônicos, quanto embalagens plásticas metalizadas como, por exemplo as de salgadinhos ou isopor não são indicados para reciclagem .

As sacolas utilizadas para as entregas da Lucco Fit foram pensadas com esses princípios em mente.

Feitas de material 100% reciclável, só dependemos de você, nosso consumidor, fazer a sua parte reciclando a sua sacolinha. Não custa nada, é só fazer o descarte em pontos de coleta de reciclados! As futuras gerações e o mundo irão agradecer.

Outra ação sustentável realizada por nós, é em relação aos canudos de plásticos utilizados para tomar bebidas, tão práticos e inofensivos, não é mesmo?

Os canudos realmente são inofensivos?

Eventualmente eles podem até ser práticos, porém, eles não são tão inofensivos assim. Ao contrário, poluem nossos mares e oceanos e demoram anos para se decompor, prejudicando muitos animais marinhos, que acabam ingerindo esses materiais pensando serem alimentos.

Segundo um estudo publicado pela revista científica Science Advences, desde 2015, o mundo já produziu 8.3 milhões de toneladas em plásticos, sendo que 80% desse material têm como destino o mar e os oceanos.

Por meio de outro estudo da Universidade de Plymouth, Inglaterra, mostrou que o plástico compõe 92% dos resíduos nos oceanos, assustador não é mesmo?

Com tantos estudos e números mostrando o quão tóxico é o canudinho a pergunta é “Como posso ajudar a reduzir?”.

Como ajudar a reduzir?

Às vezes o canudinho é desnecessário, então, quanto mais você evitar, melhor. Porém, se você não consegue eliminar os canudos em certos momentos, uma ótima opção é substituí-los por opções de materiais sustentáveis como de inox, bambu, biodegradável, vidro, papel e outros.

Pensando na nossa saúde, do nosso planeta e dos nossos amigos marinhos, nós da Lucco Fit estamos lançando em esforço conjunto para encerrar a utilização de canudos de plástico em nossas fábricas, lojas e entregas.

Pretendemos explorar opções de materiais como metal para substituir o plástico e provar que é possível suprir as demandas do mercado sem danificar o planeta!