Blog

mindfull-eating (1) (1)

Você presta atenção no que come? Na quantidade, sabor, textura, na companhia e no momento? Ou você se alimenta no automático?

Para muitas pessoas o estímulo para parar de comer é o prato limpo, mas isso não é a mesma coisa do que estar satisfeito.

Jon Kabat-Zinn foi o responsável pela divulgação e popularização da ferramenta de comer com atenção plena, por meio do Programa para Reeducação de Estresse. A prática de comer com atenção plena, através de meditação, pode levar à perda de peso e diminuição da ansiedade na hora da refeição.

Também conhecido pelo seu nome em inglês “Mindful eating”, este é um método definido como técnica praticada na hora da refeição para prestar atenção única e individualmente à tarefa do momento, no caso, comer. Sempre ouvindo as demandas do corpo sobre o alimento, sem julgamento ou críticas.


O comer com atenção plena não envolve somente guias alimentares, preenchimento de tabelas, controle do peso, mas sim a experiência única do indivíduo com o alimento, envolvendo todos os sentidos, cores, textura, aromas e sabores.

No mindful eating o individuo se submerge nas características do alimento, ciente do trabalho empregado para seu cultivo e processamento até chegar na mesa na hora da refeição.

É importante também ter consciência da quantidade ingerida, da frequência das refeições e os horários das mesmas, sempre refletindo sobre os sentimentos que aparecem após o ato de comer.

Muitas vezes os adeptos desse método não têm como objetivo a simples perda de peso, mas sim a melhora da qualidade de vida no geral.

Ao ouvir as demandas do seu corpo você automaticamente se adaptará a um estilo de vida mais saudável e adequado para você. Como mencionamos previamente a perda de peso não deve ser o objetivo, mas pode ser obtida como consequência. A Lucco fit apoia todos os estilos de vida saudáveis e está preparada para te ajudar nessa jornada!