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Nos corridos tempos atuais muitas vezes não temos o tempo que gostaríamos para nos dedicar a hábitos saudáveis como o exercício físico, ou mesmo uma alimentação saudável, apesar de termos consciência da importância deles para o funcionamento ideal do corpo humano.

Mulher pulando corda para ter uma vida mais saudável

O ?seria a prática de atividades físicas regular e empenhada para atingir os objetivos de maneira saudável.  Mas como sabemos isso nem sempre é possível.

Vamos dar algumas dicas para adequar sua dieta e ganhar massa muscular praticando exercícios na medida do possível.

As proteínas acompanhadas de carboidratos e lipídios têm papéis importantes em uma dieta para hipertrofia muscular e o consumo desses três grupos alimentares trabalham em conjunto para aumentar a massa magra corporal.

Carboidratos também fazem parte de uma alimentação saudável

Diversos alimentos naturais com base em carboidratos

Apesar de muito temido na alimentação saudável, o carboidrato é consumido em grandes quantidades por atletas, já que tem a função de fornecer energia essencial para um bom rendimento durante o treino. Ele é necessário como gatilho para a queima das gordurinhas indesejadas, portanto, em quantidades adequadas a seu estilo de vida, esse nutriente pode te ajudar a atingir seus objetivos. Os carboidratos que você pode consumir são os complexos, como alimentos integrais, vegetais e outros.

Lipídios

Os lipídios devem ser consumidos com cautela, mas são essenciais para a absorção de vitaminas lipossolúveis e produção de hormônios. Gorduras como o TCM (triglicerídeos de cadeia média) podem até trazer benefícios específicos para a prática de atividade física, tais como uma fonte adicional de energia, mobilizam estoques de gordura corporal, aumentam a taxa metabólica e poupam a massa muscular, por isso prefira alimentos fontes de gorduras boas, como azeite, abacate, amêndoas e outros.

Proteínas – um dos alicerces de uma alimentação saudável

Diversos alimentos naturais com base em proteínas fazem parte de uma alimentação saudável

Por fim, a tão preciosa proteína. A proteína tem função estrutural, trabalhando na construção de músculos novos, quando não necessária para atividades supridas por outros macronutrientes.

Sua ingestão adequada favorece a recuperação e a síntese proteica muscular. Lembre-se que mesmo sendo a chave para a hipertrofia, é essencial consumir a quantidade de proteínas correta, ou elas podem acarretar no aumento da massa gorda. Na dúvida sobre quais proteínas investir, opte pelas carnes magras como patinho, coxão mole ou duro, filé mignon entre outros. 

Outra interessante opção para montar uma dieta para ganhar massa magra é os kits de massa magra da LuccoFit!

Assim é possível estimular o ganho de massa magra, mas esse esforço é potencializado pelo estímulo do exercício físico. Portanto, dedique-se a uma alimentação balanceada e nos dias que for possível praticar exercício físico dê o seu máximo!