Blog

whey

Você faz parte do grupo de pessoas que tomam whey protein antes ou após o treino? Você sabia que o consumo excessivo de proteínas, seja ela em forma de suplementação ou por alimentos, pode causar algumas complicações?

Se você ficou intrigado e com dúvida se você consome proteínas em excesso fique ligado no texto, que vamos falar da dieta hiperproteica!

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a recomendação diária de proteínas é de 15-20% do valor calórico total. No entanto, recomenda-se que o cálculo de proteína diária seja personalizado e realizado por uma nutricionista para melhores resultados.

Ressaltamos também que não adianta consumir mais que 20g de proteína por refeição, pois é o máximo que o seu corpo consegue aproveitar. O excedente será convertido em gordura, alterando a sua composição corporal.

Riscos da dieta hiperproteica

Além disso, os excessos de proteínas podem causar os seguintes problemas a sua saúde:

  • Aumento da resistência da insulina e dos lipídios no sangue.
  • Como as dietas hiperproteicas normalmente são pobres em carboidratos, você pode experienciar falta de saciedade, então fique atento para não abusar das quantidades de comida.
  • Além disso, a restrição de carboidratos e o excesso de proteínas podem resultar no aumento de corpos cetônicos e acumulo de ácido úrico no sangue, podendo levar ao aparecimento da artrite gotosa, ou seja, gota.
Homem pegando uma porção de proteína no pote e colocando no copo para preparar o shake.

Se você é do time contra whey protein ou outras proteínas, saiba que eles são muito úteis na área hospitalar. Por exemplo, uma dieta hiperproteica pode ser benéfica tanto para idosos com sacorpenia.

A proteína é essencial para aquisição e manutenção da musculatura, sensação de saciedade e na composição de hormônios e neurotransmissores.

Mulher de meia idade mostrando os músculos.

Apesar de a dieta hiperproteica ser muito difundida entre as pessoas e atletas, nem todo mundo pode seguir essa dieta.

Quem possui doença renal crônica ou aguda, diabéticos e indivíduos com histórico de pedras nos rins, não podem abusar do consumo de proteínas.

Quer massa magra? Procure um nutricionista. Ele dará recomendações de acordo com suas necessidades, a fim de que você atinja os resultados desejados de forma saudável.