Blog

Quando se fala em entrar na vida fit, muitos acham que a dieta sai caro, por isso acabam desistindo antes mesmo de começar. No entanto, se você não se deixar levar pelo modismo a sua dieta acaba saindo mais em conta, assim você consegue ter hábitos saudáveis e seu bolso agradece.

Vamos encarar, muitas indústrias de produtos fitness lançam mercadorias novas que muitas vezes são desnecessárias. Isto porque os benefícios que eles dizem ter no produto, muitas vezes são encontrados em alimentos de fácil acesso e baratos!

Então, como dinheiro não nasce em árvore, a equipe da Lucco Fit preparou algumas dicas que vão te ajudar a economizar na dieta e não cair no papo das indústrias marqueteiras. Confira!

Não vá ao supermercado com fome

 

A primeira dica e a mais importante e que você já deve ter ouvido, mas nunca feito, é: Não vá ao supermercado com fome!

Isso porque de barriga vazia, encherá o carrinho com alimentos que podem não ser saudáveis e que muitas vezes são desnecessários, resultando em gastos a mais.

Então, por que deixar a sua barriga ditar o que comprar e quanto gastar?


Se organize

Segunda dica, organize-se, pesquise quais alimentos estão em época, pois assim estes estarão mais em conta!

Certamente, sem uma lista de compras, você pode ficar perdido e acabar optando por alimentos prontos, não saudáveis e que não vão te ajudar na sua vida fitness. Portanto não caia na tentação!

Ah, além de criar uma lista, organize a sua geladeira, quem nunca acabou comprando cebola e quando abriu a geladeira viu que já tinha cebolas, mas elas estavam no fundo da gaveta? Alguns reais que você poderia ter gastado em outro alimento em sua dieta, não é mesmo?

Escolha alimentos da estação

Terceira dica, como dito no texto acima, escolha alimentos da estação! Pesquise na internet quais frutas e vegetais vão estar na sua estação atual do ano.

Além de, mais baratos, estes são frescos, saborosos e vão ter mais benefícios nutricionais para sua saúde.

Caso aquele alimento específico da sua dieta não esteja em estação, procure por substituições que vão te trazer os mesmos benefícios, tanto para o seu organismo quanto para seu bolso.

Opte por alimentos a granel

A quarta dica é, quando você for comprar alimentos como oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes e outros), frutas secas, aveia e outros cereais, opte pelo a granel.

Principalmente, porque você encontra em empórios específicos, onde saem mais baratos, são de produtores locais e você compra apenas o necessário.

Tenha sua própria horta

Quinta e última dica, que tal investir em uma hortinha na sua casa?

Afinal, se você mora em apartamento ou em casa pequena, tem a opção de hortas suspensas!

E não precisa ser só de legumes e vegetais, uma horta de temperos já é o suficiente para você economizar.

Mas quais são os benefícios? Bom, além de você ter os temperos literalmente na porta da sua casa (economia de tempo e transporte), estes vão ser frescos e sustentáveis.

Você não precisará ir ao mercado e gastar com temperos quando você tem estes disponíveis no seu quintal.

Guia de substituição fit

Se você está seguindo uma dieta ou está em processo de reeducação alimentar, mas não sabe como substituir algumas comidas, não se preocupe. Nossas nutricionistas prepararam algumas dicas para te ajudar:

Doces

  • Chocolate convencional: substitua-o por um chocolate funcional, que contenha maior porcentagem de cacau;
  • Achocolatado: substitua-os por cacau em pó 100% ou com maior porcentagem de cacau que encontrar;
  • Sorvete: Compre sorvete caseiro, de banana com cacau em pó, por exemplo;
  • Açaí: sempre faça consumo de açaí puro;
  • Bolachas recheadas: podem ser substituídas por bolacha de arroz com chocolate amargo, por exemplo;
  • Sucrilhos: Granola sem açúcar ou aveia em flocos são ótimas opções de substituição;
  • Frutas cristalizadas: substitua por frutas frescas;
  • Molho de salada pronto: prefira molhos caseiros.

Bebidas

  • Refrigerante: água com gás aromatizada, kombucha é uma opção mais fit;
  • Sucos prontos: que tal optar por sucos com polpas naturais? Você pode encontrar aqui;
  • Leite integral: substitua-o por leite desnatado ou leite vegetal.

Mercearia

  • Arroz branco: arroz integral ou arroz de couve flor são opções mais relevantes;
  • Farinha branca: substitua por farinha integral ou farinha de aveia;
  • Açúcar branco: opções fit são, açúcar mascavo, demerara ou mel;
  • Macarrão ou miojo: podem ser substituídos por macarrão integral ou espaguete de abobrinha;
  • Sal industrializado: sal de ervas;
  • Caldos e temperos prontos: devem ser substituídos por temperos naturais e desidratados;
  • Margarina: manteiga ou ghee são as melhores opções;
  • Embutidos como peito de peru e salame: por rosbife;
  • Shoyu, molho de soja: shoyu light ou coco amicus;
  • Milho: enlatado por milho natural;
  • Iogurtes saborizados: iogurte desnatado com frutas frescas.

Salgados

  • Pipocas de micro-ondas: troque por pipoca de panela com pouco óleo ou pipoca artesanal;
  • Batata fritas: chips de batata doce assada e mix de nuts;
  • Lanches prontos: lanches naturais com queijo branco;
  • Queijos amarelos: queijos brancos e com menos gorduras: cottage, minas light, mussarela de búfala;
  • Patê pronto: substitua por patê caseiro e fresco, por exemplo: tofu, húmus e atum.

Quiz

Que tal fazer um pequeno Quiz?

Você considera sua alimentação…

  • 1° Ótima -3 pontos;
  • 2° Regular -2 pontos;
  • 3° Ruim -1 ponto.

Quantos copos de água você consome por dia?

  • Menos de 3 copos -1 ponto
  • Entre 3-4 copos -2 pontos
  • Mais de 4 copos -3 pontos

Quantas porções de frutas você consome por dia?

  • Mais de 3 porções. – 3 pontos
  • Entre 2 e 3 porções.- 2 pontos
  • Menos de 2 porções.- 1 ponto

Você consome salada/legumes com suas refeições?

  • Nunca.-1 ponto
  • Ocasionalmente -2 pontos
  • Sempre.-3 pontos

ÓTIMA ALIMENTAÇÃO!

Parabéns!! Sua nota foi 9

O resultado do seu quiz mostrou que tem uma ótima alimentação! Um exemplo para muitas pessoas. Você com certeza sabe o significado da frase “faça do seu alimento, o seu remédio”!

Com uma alimentação balanceada você consegue absorver muitas vitaminas e minerais que ajudam o seu organismo a se manter fit e na ativa, te fornecendo energia para realizar suas atividades diárias com excelência.

Nós gostaríamos de te parabenizar pela sua força de vontade! Seu comprometimento com sua saúde e com seu corpo são exatamente os ideais prezados pela Lucco Fit e a prova viva que seu único limite é você!

ALIMENTAÇÃO REGULAR!

Sua nota foi 6

Não está mal não hein! Mas dá pra dar uma melhoradinha. Suponho que você saiba a importância de uma alimentação balanceada, mas fica difícil executar essas mudanças tão importantes de hábitos e comportamentos.

O que importa é não desanimar, pequenos escorregões são normais e até esperados durante processos de mudanças. Mas ao decorrer do caminho ficam cada vez menos frequentes e você irá reparar em benefícios na sua saúde e disposição.

Não se deixe levar por modismos e exageros na hora de fazer decisões sobre a sua alimentação. Você é a única pessoa capaz de fazer as melhores escolhas, de forma consciente, quando se trata de você e da sua saúde.

ALIMENTAÇÃO RUIM!

Oppps! Sua nota foi 3

Alguma coisa não está certa por aqui… De acordo com sua pontuação sua alimentação não está tão bem assim, e isso pode acarretar em problemas sérios que não se limitam apenas ao ganho de peso corporal, estamos falando de falta de disposição, carências nutricionais e complicações clínicas no futuro.

Os alimentos são feitos de compostos essenciais para saúde e manutenção do nosso metabolismo. É necessário fornecer refeições completas e balanceadas periodicamente ao nosso corpo, sem exageros, para que estejamos sempre saudáveis e prontos para os desafios do dia-a-dia

Sabemos que mudanças são difíceis, mas o melhor caminho para uma vida saudável é procurar ajuda na sua jornada. Recomendamos que você procure um nutricionista que será capaz de guiá-lo nessa aventura.