Blog

como e alimentar bem o ano todo

Se alimentar bem o ano todo é uma arte que muitas pessoas desconhecem. Na verdade, hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que tenha uma alimentação saudável, controlada…

Então se você é uma dessas pessoas que também estão perdidas, então agora é a hora de saber como se alimentar bem o ano todo. Vamos nessa?

Descubra tudo sobre isso no post de hoje:

1 – Crie um cardápio:

Infelizmente é uma pequena porcentagem das pessoas que criam cardápios próprios para se alimentar bem o ano todo.

Para muitos, essa pode ser uma bobagem, portanto, trata-se de uma prática bem eficiente. Funcional principalmente para evitar que você perca refeições diárias, que são importantes para o mantimento do seu corpo.

Quando não se tem um cardápio, é muito mais fácil pular refeições, afinal, não há nenhum cronograma, nada que te ajude a colocar aquela atividade em prática. Isso, principalmente, se você morar sozinho.

Criar um cardápio é um dos principais passos sobre como se alimentar bem o ano todo.

Ao criar um cardápio é possível  ter em mente quais são os alimentos que irá comer, e possivelmente projetar um prato muito mais saudável.

Também, com um cardápio é possível projetar inúmeros pratos, e ter uma maior variedade de alimentos.

Ao invés de comer um único tipo de alimento por dias seguidos, você pode comer comida diversificada.

De qualquer forma, criar um cardápio é algo que pode te ajudar.



2 – Fazer compras:

Fazer compras é também um fator importante se você quer se alimentar bem o ano todo. Pode não parecer, mas fazer compras, semanais ou mensais, pode te ajudar em vários aspectos.

Primeiro, você economiza dinheiro, isso porque é muito mais fácil perder o controle comprando todo o dia.

Sim, isso porque você irá comprar coisas que não precisa, e bem, terá gastado muito dinheiro ao final do mês.

Mas com uma compra você pode economizar já que terá uma maior visão de suas necessidades.

Segundo, porque você sempre terá algo para fazer todos os dias.

Uma coisa que acontece frequentemente na vida de muitas pessoas, e que as impedem de seguir algum cardápio, é não ter os materiais suficientes para fazer o alimento selecionado. Afinal, não fez compra, portanto, não comprou o necessário.

Então, a pessoa ao invés de ir ao mercado, ela acaba pedindo uma comida nada saudável, um lanche, por exemplo.

Não que você não possa comer um lanche de vez em quando, até deve, portanto, comer lanche todos os dias claramente não é uma maneira de se alimentar bem o ano todo.

Na verdade, você apenas estará tornando a sua alimentação ainda mais precária, e ganhando um efeito contrário, isso, todos os dias.

Então, faça umas compras que ao menos supra o seu cardápio.

Fazer compras semanais para quem ainda não tem experiência em comprar alimentos para o mês inteiro pode ser uma boa ideia. Leve isso em mente!



3 – Fazer uma lista de compra:

Se você já foi fazer compras sem uma lista, então, com certeza você sabe como funciona.

Você vai comprando tudo que dá vontade de comprar na hora, inclusive, coisas que não irá usar. Além do mais, acabará não comprando coisas que precisa para seguir o seu cardápio.

Por isso, fazer uma lista de compras é necessário, e também, um dos fatores mais importantes para quem quer se alimentar bem o ano todo.

Não se esqueça disso!

4 – Compre as frutas da estação:

Já que você quer saber como se alimentar bem o ano todo é necessário que  verifique as frutas de cada estação. Isso, para evitar de colocar algo no cardápio que só será encontrado na próxima estação.     

E até mesmo, para que você troque de alimentos frequentemente, e possa degustar durante todo o ano das diferentes frutas que existem.

Quer um exemplo?

O abacaxi, o maracujá, a melancia, são encontrados no Brasil na estação do verão.

A Banana, o abacate e o limão são encontrados na estação do outono, ou seja, depois de março.

O caju, o caqui e o Kiwi são mais encontrados na estação do inverno.

E na primavera, temos frutas como manga, melão e acerola.

Consegue perceber como a alimentação muda de estação para estação? Isso acontece porque junto com a mudança da estação, a natureza sofre algumas alterações, como mudança de clima, por exemplo.



5 – Ter em mente que alimentação saudável é comer bem!

Se você está falando sobre como se alimentar bem o ano todo é necessário, importante, que saiba que comer bem inclui muitos fatores, inclusive, seu tipo de alimentação.

 É muito difícil que consiga comer bem se você está investindo em uma alimentação baseada em lanches, por exemplo.

Principalmente porque a maioria desses lanches contém conservantes e mudanças químicas.

Então, tenha em mente que a alimentação saudável entra totalmente dentro da categoria de comer bem.

Por isso, também é importante que averígue o tipo de alimentação que está sendo adotada por você.

Alguns alimentos processados hoje em dia são capazes de trazer um grande mal estar para nosso corpo. E muitas vezes sentimos aquela “dorzinha”, e nem fazemos a mínima ideia de onde ela vem.

Esse é o motivo de atualmente muitas pessoas estarem apostando em uma alimentação à base de produtos orgânicos.

Seja como for, para se alimentar bem o ano todo é necessário se policiar em relação às refeições adotadas continuamente.

6 – Criar um equilíbrio:

E para a última dica de hoje, falamos sobre se alimentar a partir de um equilíbrio. Normalmente definido para pessoas que têm uma certa dificuldade em parar de comer lanches, e alimentos do tipo.

Bem, não é necessário que pare de uma vez por todas, até porque seu corpo já deve estar bastante acostumado com esses alimentos.

Ao invés disso, crie um equilíbrio, como, por exemplo, comer comida saudável da Lucco Fit durante a semana, e escolher um dia, como sábado ou domingo para comer um aperitivo que sente saudades.

O que com certeza será melhor que se comer uma alimentação nada saudável continuamente.

Se quer se alimentar bem o ano todo te indicamos fazer essa “pausa” da alimentação saudável de 15 em 15 dias. Muito mais indicado que uma vez na semana, não?         

Agora você com certeza sabe como se alimentar bem o ano todo!