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dieta liquida (1)

Se tem uma dieta que é muito eficaz para emagrecer em menor período de tempo é a dieta líquida. A regra é trocar os alimentos sólidos pelos alimentos líquidos. E aí, vale sacudir a criatividade e inventar pratos nutritivos em forma líquida.

Na dieta líquida são permitidos apenas alimentos na forma líquida ou pastosa: água, chás, sopas, shakes, vitaminas e sucos. Mas como tudo deve ser feito com cuidado e equilíbrio, essa dieta não pode durar mais do que cinco dias.

O motivo se dá porque o organismo pode adquirir carências nutricionais caso a dieta se estenda acima desse período. Deixando o metabolismo mais lento e aumentando o acúmulo das gordurinhas. E esse, com certeza não é o objetivo.

Outra ressalva é consultar o seu médico e nutricionista para garantir que essa dieta está de acordo com o seu organismo. De acordo com a médica nutróloga, Andrea Pereira, essa dieta pode causar perda de massa muscular e hipoglicemia, caso não sejam feitas da forma correta.

Por isso, esteja ciente do seu objetivo e da sua saúde e então foco nesses cinco dias e manda ver na dieta líquida. Vem junto!

Benefícios e resultados da dieta líquida

Como você deve imaginar, a dieta líquida substitui as refeições diárias e basicamente você a dividirá em café da manhã, almoço e jantar e os lanches entre uma refeição e outra. Ingerindo de 1.300 a 1.500 calorias diariamente.

Ela atua no favorecimento da perda de líquidos em excesso no corpo, o que faz desinchar. Auxilia no emagrecimento (se você ingerir poucas calorias e gastar mais do que come) e melhora o desempenho do intestino. A perda de peso vai depender de cada corpo e de cada plano alimentar escolhido.

A dieta líquida também faz uma limpeza no organismo caso você priorize alimentos ricos em minerais e vitaminas, para desintoxicar. Mas lembre-se de que a utilização de alimentos frescos e naturais são essenciais. Não vale comprar sachês de sopa pronta, vamos eliminar os corantes, conservantes e gorduras vegetais hidrogenadas que nos fazem mal.

Cuidados ao iniciar a dieta líquida

  • Não confunda comer alimentos líquidos, com comer qualquer coisa. Não adianta se entupir de sorvetes e picolés, milk shakes ou sucos cheios de açúcar. A ideia é aliar a dieta líquida com nutrientes.
  • Cuidado ao fazer exercícios físicos. Nesse período não é bom exagerar, já que a quantidade de proteínas e calorias que você ingere é menor e você terá menos nutrientes, dependendo das suas receitas.
  • Peça auxílio de um profissional para indicar os melhores alimentos e plano alimentar, neste período, de acordo com o seu perfil.
  • Evite comprar shakes prontos para almoçar e jantar durante todos os dias. Um dia ou outro, pode ser bom, mas a escolha desse shake deve ter a orientação de um médico.
  • Lembre-se que essa dieta não deve ser feita com frequência. Ela é uma dieta que te ajuda a iniciar na jornada das dietas, te dando um gás, promovendo limpeza e uma eliminação mais rápida de líquidos e gorduras. 

Mas depois dela, o hábito alimentar saudável deve continuar com outros métodos e uma rotina equilibrada.


Dicas de cardápio

A primeira dica é variar os cardápios, pois essa dieta pode se tornar monótona. Deve também abranger todos os grupos alimentares, dosando as quantidades. 

Já que não há ingestão de proteínas sólidas, abuse das proteínas dos vegetais, como: brócolis, tomate, repolho, pimentão, couve-flor, salsinha, pepino e couve. Esses dois últimos podem ser batidos com frutas para o famoso suco verde.

Abuse também das fibras, tente não coar os sucos, por exemplo. Outra dica é variar os legumes, verduras e frutas em seus cardápios para não enjoar. Acredite, uma semana pode parecer uma eternidade se não houver criatividade na alimentação.

Cardápio 1

Café da manhã: suco de laranja, maçã, couve e canela

Lanche manhã: um iogurte desnatado ou do tipo grego com chia

Almoço / Jantar: sopa de couve, espinafre, batata e cenoura

Lanche da tarde: bata um iogurte com alguma fruta do seu gosto.

obs: Caso ainda esteja com fome, na ceia, coma uma taça de gelatina light

Cardápio 2

Café da manhã: suco de kiwi, abacaxi, couve e hortelã

Lanche manhã: um copo de água de coco batido com frutas vermelhas (morango, framboesa, amora)

Almoço / Jantar: sopa de abóbora, cenoura, couve e chuchu (acrescente alguma fibra, como grãos de amaranto, chia ou linhaça triturada)

Lanche da tarde: misture o suco de frutas vermelhas com iogurte

Cardápio 3

Café da manhã: um copo de suco de goiaba, melão, cenoura e linhaça

Lanche manhã: iogurte desnatado, mel e chia

Almoço / Jantar: sopa de inhame com espinafre e beterraba (salpique linhaça triturada)

Lanche da tarde: vitamina com leite mamão, maçã e banana

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