Blog

rolinho-pepino

Quando a família toda se reúne, a comida vira atração principal e nada melhor do que aprender a fazer petiscos fáceis e saudáveis para consumir em família. Além de práticos, o trabalho é menor do que fazer um grande jantar ou almoço.

O petisco tira gosto, como o brasileiro gosta de chamar, pode ser servido em uma simples mesa de centro de sala, na varanda, na sala de estar, enfim em qualquer ambiente, acompanhados de molhinhos deliciosos para o toque final. Diferente de uma prato completo, em que todos precisam sentar à mesa para comer. Os petiscos prontos são descolados, práticos, leves e integra toda a família.

Muita gente pensa que não dá pra fazer petiscos fáceis e saudáveis, mas podemos provar que essa crença é apenas falta de hábito e criatividade. A sociedade está condicionada a comer comida industrializada e a acreditar que na correria só dá pra comer mal.

Mas a LuccoFit está aqui para desmistificar essa ideia e hoje vamos te dar uma mãozinha nessa sua nova maneira de se alimentar e te apresentar cinco petiscos fáceis para consumir em família, mantendo a dieta saudável e trazendo a família toda para essa vibe. Vamos lá?!



Lista dos 5 petiscos fáceis para consumir em família

  1. Rolinho de pepino com queijo cottage
  2. Grão de bico crocante
  3. Bruschetta de berinjela
  4. Torrada integral com patê de atum
  5. Dadinho de tapioca

 

1 – Rolinho de pepino com queijo cottage

Rolinho de pepino com queijo cottage

Esse é um daqueles petiscos fáceis de fazer e rápidos, além de ser pouco calórico e muito saudável também, já que o queijo cottage é rico em cálcio e proteína e possui pouca gordura. Já o pepino tem grande quantidade de água, fibras, betacaroteno e quase nada de calorias.

A ideia é cortar o pepino em fatias bem finas e enrolar com o queijo cottage, depois é só cortar em formato de pequenos sushis. Para quem diz que o queijo Cottage é sem gosto, a dica é caprichar no tempero.

Aqui vai uma sugestão de como temperar: acrescentar no queijo azeite, orégano, tomatinho cereja picadinho, manjericão, alho e uma pitadinha de sal. Fica muito delicioso, se quiser pode acrescentar também um pouco de atum ralado para formar um patê ou até inserir pequenas fatias de peito de peru.

É um petisco bem simples para receber a família e com um custo médio razoável, bom para acompanhar com suco de laranja ou um suco verde com maçã. Top né?! O mais legal é que não dá aquela sensação de estômago pesado e dá saciedade.

2- Grão de bico crocante

Tigela com grão de bico crocante

Quem olha aquela leguminosa cor de nada nas prateleiras do supermercado, nem imagina que pode virar um petisco muito saboroso. O grão de bico é abastado de minerais e vitaminas, além de ser rico em proteína e cálcio.

Essa leguminosa é muito utilizada para fazer uma pasta chamada Homus Tahine, que acompanha pães e torradas. Porém, a sugestão aqui é te ensinar a usar o grão para um petisco que substitui o amendoim, mas em minha opinião é mais saboroso.

Essa receita precisa de um pouco de antecedência, você deve começar algumas horas antes da sua reunião em família, mas garanto que você vai surpreender todo mundo. Durante 5 a 7 horas, coloque o grão de bico de molho na água. Ao menos duas vezes, troque a água.

Depois disso, escorra a água e leve para a panela de pressão com nova água e sal para cozinhar por cerca de 20 minutos, o ideal é que ele fique macio. Retire do fogo, coloque na água fria para dar um choque térmico no grão e então coloque em um recipiente para temperar.

E no tempero está o segredo do sabor, você pode usar sal rosa, ervas finas, açafrão, orégano, alecrim, pimenta do reino, páprica, cúrcuma, curry; enfim, utilize como quiser e o tanto que achar necessário. Depois é só colocar para assar até que fique semi-crocante. Fica muito delicioso, garanto.

3 – Bruschetta de berinjela

Bruschetta de berinjela

Esse petisco saudável é para que a berinjela substitua o pão. Você pode considerar essa receitinha um dos petiscos fáceis e rápidos para quem vai receber os amigos ou família em casa e está sem muito tempo.

É só cortar em rodelas as berinjelas, nem muito grossa e nem muito fina, encontre o meio termo. Depois basta polvilhar sal, orégano, pimenta do reino a gosto e colocar para assar por 15 minutinhos.

Retire do forno e coloque o recheio: molho de tomate, algum tipo de queijo, como o queijo brie (mais saudável e menos calórico) parmesão fresco ralado ou mussarela, coloque tomatinhos picados, cebolinha e manjericão e aí é só gratinar no forno.

Garanto que a família toda vai pedir mais dessa pizzinha saudável.

4 – Torrada integral com patê de atum

Torrada integral com patê de atum

Da mesma forma, essa receita de petiscos fáceis da nossa lista vai te fazer viciar em alimentação saudável. Bem simples de fazer, assim como as outras receitas, porém ainda mais fácil já que os dois ingredientes se compram prontos.

Uma ida rápida ao supermercado e na cestinha coloque torrada integral, lata de atum ralado, cheiro verde, tomate, cebola e uma maionese light e pronto.

Chegando em casa, é só unir tudo em um recipiente e seu patê estará pronto. O atum é rico em proteína e ômega-3. Passe o patê no pão e enfeite com o que achar melhor, azeitona é uma boa pedida.

Dessa maneira não tem como errar na hora de agradar a família.

5 – Dadinho de tapioca

Dadinho de tapioca

O dadinho de tapioca é um prato muito pedido nos restaurantes, mas se engana quem pensa que é difícil de fazer. Você está perdendo de comer em casa um petisco saudável e muito saboroso. Os ingredientes são: farinha de tapioca granulada, queijo coalho ralado, leite, sal, pimenta do reino a gosto e se preferir uma geleia para acompanhar depois.

A mistura deve ser levada na geladeira por duas horas, depois é só cortar em quadradinhos e assar. Ele pode ser frito, mas dessa forma não se torna saudável. Mas, surpreendentemente, o dadinho de tapioca assado no forno fica magnífico também.


Enfim, conta aqui pra gente quais desses petiscos fáceis e saudáveis você mais gostou. E se você quiser surpreender sua família com comidinhas prontas saudáveis, entregues diretamente em sua casa, a  Lucco Fit tem para todos os gostos e objetivos. Afinal, sobre comer bem a gente entende muito bem!