Blog

Chega o final de semana e tudo o que queremos é comer bem. Na verdade queremos mesmo é extrapolar. Mas imagino que você prefira alimentos que não incham a barriga, do que sentir aquele mal estar após uma refeição, não é?!

Os alimentos mais ricos em sódio, gordura e açúcar são os mais difíceis de serem digeridos pelo estômago, já que aumentam o trabalho do intestino para fermentar aquele alimento e dissolvê-lo, e dessa forma produzem um inchaço abdominal.

Ou seja, muitas pessoas que estão acima do peso, muitas vezes estão apenas com um inchaço e retenção de líquido. Porém, antes de anunciar os alimentos que não incham a barriga, vou indicar aqui os alimentos que você deve evitar.


O que não comer para evitar o inchaço abdominal

Assim como mencionei anteriormente, alimentos que contenham sódio, açúcar e gordura demoram mais para digerir e dessa forma provocam inchaço.

Mas não se espante, os alimentos naturais, vindos da terra são muito saudáveis, mas alguns provocam uma bomba prestes a explodir em sua barriga, produzindo gases e estufamento.

Alimentos para evitar:

  • Verduras/legumes: beterraba, alho, couve-flor, repolho, brócolis, couve, batata doce;
  • Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, milho;
  • Cereais que contenham trigo e centeio: macarrão, pão, biscoitos;
  • Algumas frutas: maçã, manga, melancia, damasco, pêra, pêssego;
  • Leites e queijos como ricota e cottage;
  • Adoçantes e produtos que possuem alto teor de açúcar;
  • Refrigerantes ou água gaseificada;
  • Evitar alimentos em conserva, embutidos e industrializados;

Agora que você já sabe o que deve evitar, vamos usar a imaginação para comer de forma gostosa, saudável e confortável escolhendo a dedo os alimentos que não incham a barriga.

Afinal, imagino que você queira passar o final de semana na paz e tranquilidade descansando para mais uma semana que se inicia e nada melhor do que poupar seu organismo e deixar ele descansar também.


Lista de alimentos que não incham a barriga

Os alimentos parceiros contra o inchaço são aqueles ricos em água, fibras, potássio e probióticos. Os alimentos ricos em água estimulam a produção de urina e dessa forma não retemos líquido.

Já os alimentos ricos em fibra auxiliam no funcionamento do intestino, evitando inchaço e dores no abdômen e os probióticos aumentam a produção de bactérias boas equilibrando a flora intestinal.

Lembrando que, nada em exagero é bom. Então vamos lá!

Frutas que não incham

frutas

As frutas recomendadas para você passar o final de semana tranquilão são: banana, laranja, uva, tangerina, mamão, morango, limão, mirtilo, framboesa, kiwi.

São frutas deliciosas, que não provocam fermentação no estômago e que combinadas resultam em sucos deliciosos e nutritivos, salada de frutas ou ótimas vitaminas.

Grãos integrais são permitidos

Os grãos integrais, por possuir bastante fibra em sua composição são uma ótima dica para evitar o incômodo do inchaço na barriga, pois proporcionam um funcionamento mais eficaz do intestino.

Experimente incluir na sua alimentação do final de semana: sementes de chia, de linhaça e gergelim. São sementes que podem ser colocadas em cima da sua salada de frutas, por exemplo. É uma ótima combinação.

O farelo de aveia e a quinoa também são ingredientes perfeitos, servindo como um acompanhamento no seu café da manhã.

Hortaliças verdes

verduras

Aqui o destaque vai para as verduras, folhas e hortaliças da cor verde. Abuse da salada com muitas folhas verdes como couve, rúcula, alface, pepino, espinafre, agrião, alface.

Elas são ricas em clorofila, substância também muito parceira da redução de excesso de líquidos.

Sugestão: escolha algumas das frutas sugeridas no item um e misture com couve e pepino, por exemplo. É um belo sucão matinal que faz uma profunda limpeza. Um verdadeiro spa para o seu organismo.

Iogurte natural

Aqui fica bem frisado que o iogurte natural precisa ser sem adição de açúcar, dessa forma ele também funciona como probiótico, pois possui bactérias benéficas ao organismo, evitando a sensação de barriga inchada.

Também uma ótima opção é acrescentar frutas vermelhas, como algumas das citadas no item um e comer com farelo de aveia. Um super combo de poderosos alimentos contra o inchaço.

Chás

desinchá

Enfim, os chás que proporcionam ação antioxidante, termogênica e que são ótimos para a digestão devem ser priorizados no seu final de semana detox.

Exemplos como o chá de hibisco, chá verde, chá de hortelã, cavalinha, chá de gengibre, auxiliam nesse propósito.

Acrescentar cravo e canela também é uma ótima ideia. O chá produz mais urina, provocando essa limpeza e retirada de excessos de líquidos e toxinas do corpo.


Enfim, essas dicas vão te ajudar bastante a dar uma trégua ao seu organismo no final de semana, mas aqui vão algumas dicas bônus pra você levar para a sua rotina diária.

Beba bastante água, acima de 2 litros por dia. Inclua exercícios físicos, nem que sejam pequenas caminhadas. Quanto às proteínas, mantenha as proteínas magras em seu cardápio, com menor teor de gordura possível. Garanto que você vai se sentir bem levinha.

E falando em levinho, para uma rotina com cardápios leves, saborosos e com versatilidade, em nosso site você encontra várias opções para receber em casa. Fique a vontade, a casa é sua!