Blog

Atos sustentáveis pode parecer assunto só para cozinhas grandes, mas a realidade é que esse assunto se aplica tanto as cozinhas domésticas quanto as indústrias. Isso mesmo, estamos falando da sua cozinha na sua casa. Quem nunca decidiu se aventurar com uma receita diferente, e, no final deixou a cozinha parecendo um campo de batalha? 

Isso acontece com todos e os motivos podem ser vários. Os mais comuns são falta de planejamento e conhecimento. Nesse sentido, nossa equipe preparou algumas dicas que vão te ajudar a não cometer os mesmos erros, vamos lá!

1° Erro: Não cuidar da quantidade

medidor de farinha

O erro mais comum cometido na cozinha é errar na quantidade. É necessário pensar no número de pessoas para quem se está cozinhando. Uma refeição para quatro não precisa servir oito.

Além de dar mais trabalho na hora de cozinhar, acaba saindo caro para o seu bolso.

Além disso, não se esqueça das sobras, que podem até ser consumidas no dia seguinte, mas se não forem ingeridas a tempo, podem acabar indo para o lixo.

2° Erro: Deixar comida estragar na geladeira

O ponto chave é o planejamento, pois sem ele fica difícil de prever as necessidades relevantes do dia-a-dia.

Uma dica é planejar as compras semanais ou mensais, assim evita que a comida comprada estrague em sua geladeira antes de seu uso.

Antes de adquirir os ingredientes é necessário se questionar “Vou utilizar esse alimento dentro de seu prazo de validade? ” E se a resposta for não, então por que não o comprar numa data mais para frente?

3° Erro: Queimar o arroz

arroz queimado

Já esclarecemos agora que não estamos falando só de arroz…. Estamos falando de receitas novas e aventuras que você ainda não sabe preparar, mas está disposto a se desafiar a aprender.

Para deixar bem claro: Nós te apoiamos! Mas, pensando na sustentabilidade, nós queremos te desafiar um pouquinho mais, te desafiamos a pesquisar e estudar a receita antes de testá-la, para assim, minimizar ao máximo o risco de erro.

Sabemos que erros acontecem, mas isso não é motivo para descartar sua receita.

4° Erro: Gastar além da conta

Ter atos sustentáveis na cozinha é ter consciência dos recursos a sua disposição e utilizá-los de forma responsável…  Comida, água, gás, energia, dinheiro, tudo.

Portanto, ao lavar a louça, devemos fechar a torneira para economizar água. Assim como, preferir a luz do dia à luz elétrica, preferir ingredientes sazonais são todas ações sustentáveis!

Agora você está capacitado para começar a ser sustentável no conforto de seu próprio lar. A ONU tem a meta de reduzir o desperdício mundial pela metade até 2030 e agora você sabe que pode ajudar.

Sabemos que não é possível fazer de tudo, mas é possível fazer a sua parte da melhor forma possível.